Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUAIS OS OBJECTIVOS DA AQUACULTURA?


O grande objectivo da Aquacultura é o fornecimento, para mercados e outras unidades comerciais, de peixe fresco e de qualidade durante todo o ano, respeitando a Natureza, valorizando os valores ambientais, promovendo a equidade de recursos face às gerações vindouras e procurando criar um ordenamento territorial do litoral que permita um desenvolvimento sustentável.
As grandes vantagens deste tipo de produção é que:
  • Parasitas, predadores (caranguejos, aves, etc.), competidores de alimento e poluentes são controlados pela utilização de um sistema sustentável; 
  • Existe um rígido controlo sanitário, bem como um reforço do controlo da presença de resíduos nos produtos da Aquacultura; 
  • Permite planear o calendário do processo, do pré e pós-colheita; 
  • As espécies são sujeitas a dietas alimentares específicas baseadas, numa primeira fase, em zooplâncton e, numa segunda fase, num granulado de farinha, feito à base de peixes e vegetais (alimentos inertes); 
  • Existe um esforço de utilização da tecnologia, tanto do ponto de vista biológico como do ponto de vista da produção, da forma mais eficiente e com o mínimo impacto sobre o meio; 
  • Está sujeita a elevado controlo por parte de autoridades governamentais e outras entidades certificadas de regulação; 
  • Permite a criação de espécies de maior qualidade comparativamente às criadas nos seus meios naturais, com os seus habitats intensamente poluídos. 
Actualmente a aquacultura representa 33% da produção total comunitária de pescado. As cinco principais espécies aquícolas produzidas no nosso País são a amêijoa, a dourada, a truta, o robalo e o mexilhão. Quanto à quantidade produzida, os crustáceos são os menos produzidos, seguidos de plantas aquáticas e moluscos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A AQUACULTURA...

É como um conjunto de actividades que dizem respeito à cultura de animais e plantas aquáticos, caracterizando-se pela intervenção do Homem no ciclo biológico das espécies produzidas. Esta actividade é uma alternativa viável à pesca tradicional intensiva, que visa a preservação dos ecossistemas marinhos.
   A tendência crescente verificada na aquacultura em todo o mundo, e em Portugal em particular, deve-se, sobretudo, às necessidades de obtenção de proteína de origem animal perante o crescimento da população humana, como forma de complemento às capturas provenientes da pesca tradicional, a qual, perante um estado de sobre exploração dos recursos, deixou de satisfazer as necessidades humanas em matéria de produtos do mar, mais propriamente, peixe. Além disso, o declínio das capturas comerciais provenientes da pesca tradicional fez aumentar o custo dos produtos do mar, tendência que não deixará de ser crescente face às restrições impostas pela redução dos efectivos disponíveis.
O QUE É A AQUACULTURA?


     Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem. A maricultura refere-se especificamente a aquicultura marinha, enquanto a piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce. Já a carcinicultura é a criação de camarões.