Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A AQUACULTURA...

É como um conjunto de actividades que dizem respeito à cultura de animais e plantas aquáticos, caracterizando-se pela intervenção do Homem no ciclo biológico das espécies produzidas. Esta actividade é uma alternativa viável à pesca tradicional intensiva, que visa a preservação dos ecossistemas marinhos.
   A tendência crescente verificada na aquacultura em todo o mundo, e em Portugal em particular, deve-se, sobretudo, às necessidades de obtenção de proteína de origem animal perante o crescimento da população humana, como forma de complemento às capturas provenientes da pesca tradicional, a qual, perante um estado de sobre exploração dos recursos, deixou de satisfazer as necessidades humanas em matéria de produtos do mar, mais propriamente, peixe. Além disso, o declínio das capturas comerciais provenientes da pesca tradicional fez aumentar o custo dos produtos do mar, tendência que não deixará de ser crescente face às restrições impostas pela redução dos efectivos disponíveis.

Um comentário:

  1. Esta intervenção do homem através da aquacultura não vai também alterar os ecossistemas.A reprodução destes animais não irá ser afectada ou até manipulada.E a cadeia alimentar como fica, nestas espécies?

    ResponderExcluir